NOTÍCIAS

  • 04 JAN

    Região das Cervejarias Artesanais é sancionada pelo governador Sartori

    A lei que cria a Região foi sancionada pelo governador José Ivo Sartori, nesta quinta-feira (4), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, na presença de prefeitos, secretários de Estado, parlamentares e cervejeiros que degustaram a bebida. O presidente da Rota Romântica, Cláudio José Weber, lembrou a importância do projeto, gestado por mais de um ano. “Com este projeto esperamos fomentar o desenvolvimento econômico e o turismo, o que consequentemente beneficiará restaurantes, hotéis e comércio em geral.” Cláudio projeta que já março será possível começar definir as linhas de atuação, o que inclui a busca pela indicação geográfica.

    O projeto de lei 38/2016 foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Assembleia Legislativa em 5 de dezembro do ano passado. Segundo Weber a lei atende a pleitos da Rota Romântica e de prefeituras interessadas na expansão do setor, na valorização da cultura germânica e no estimulo ao empreendedorismo.

    Pelo menos 36 cervejarias estão cadastradas junto a prefeituras do municípios que compõe a rota. Juntamente com São Paulo, o Rio Grande do Sul lidera a produção de cerveja artesanal no país. Conforme estatísticas do Ministério da Agricultura, de julho a novembro cresceu 10% o número de registro de novos empreendimentos no Brasil, num total de 675 negócios enquadrados neste perfil.

    Nas próximas semanas, o deputado estadual Elton Weber (PSB) pretende agendar uma audiência com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, para conversar sobre a Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. A intenção é verificar a viabilidade de um acordo de cooperação técnica prevendo atividades de divulgação ligadas ao segmento nos 22 municípios da rota. “‘Nossa ideia é divulgar esse polo que passa a existir a partir desde momento, potencializando a região produtora de cerveja artesanal com destinos em condições de receberem turistas brasileiros e estrangeiros”, diz Weber.”

    A REGIÃO DAS CERVEJARIAS ARTESANAIS: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real.

    Texto: Patrícia Cardoso / Imprensa Elton Weber
    Arthur Poersch | Rádio Vale Feliz

Galeria

PUBLICIDADE