Na tarde desta quarta-feira, dia 24, o Secretário de Saúde e Assistência Social de Tupandi, Loivo Henzel concedeu uma entrevista à radio Vale Feliz.
Na conversa, Loivo ressaltou o trabalho que está sendo feito frente a pandemia do covid-19. Ele destacou o trabalho preventivo, pois a gestão optou por vetar abertura de bares, lancherias e lanchonetes, onde ocorre a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, evitando assim aglomerações nestes locais.
Antes mesmo de o município entrar em bandeira preta, já havia um zelo com os munícipes e uma colaboração de alguns estabelecimentos, inclusive, com cancelamento de atrações em pubs que pudessem gerar maior aglomeração.
Em relação a alta demanda de atendimentos no Posto de Saúde, o município também conta com um médico clínico-geral que diariamente realiza atendimento na UBS e mais um médico clínico geral, dá suporte aos atendimentos em alguns dias, assim, dispondo dois profissionais atendendo simultaneamente, diminuindo o tempo de espera nas consultas e aglomerações na unidade de saúde municipal.
Os boletins epidemiológicos são divulgados semanalmente em Tupandi, sempre nas sextas-feiras. Mas o Secretário já adiantou que até o momento, não há nenhum munícipe hospitalizado pela doença. Ele destacou que o município tem convênio com o Hospital de Salvador do Sul, de Bom Princípio e de Montenegro.
A secretaria de Saúde do município, juntamente com a Administração reforça que estas medidas e decisões estão sendo tomadas visando à saúde da população, seguindo os protocolos divulgados pelo Estado. E que estas foram medidas necessárias, após aumento de casos de coronavírus, uma vez que o município estava antes do carnaval, por três semanas sem registrar novos casos de contaminados.
O município conta com um número para fiscalização e eventuais denúncias, as pessoas podem contatar pelo número: (51) 9 99725- 6628.
Larissa Schwade | Vale Feliz