O inverno, que iniciou nesta terça-feira, às 6h13min, será mais frio que a média dos últimos anos e menos chuvoso que o habitual, de acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da Metsul.
A estação tem início com o Oceano Pacífico Equatorial sob o fenômeno La Niña, o que poucas vezes ocorreu nas últimas décadas. Segundo a Metsul, a tendência não é de um inverno com frio intenso constante ou quase permanente, apesar da probabilidade de períodos muitos frios de mais longa duração. A geada ocorrerá em alto número de dias neste inverno, com forte contribuição de junho pela temperatura abaixo da média. O fenômeno ocorrerá mesmo com incursões de ar frio mais fracas e será mais amplo na presença de massas de ar polar de maior intensidade.
Em 2022, há possibilidade maior de episódios pontuais de frio intenso em agosto e setembro com risco agravado de geada tardia no final do inverno e no começo da primavera, o que pode trazer prejuízos para a agricultura. A alternância de calor e frio é maior nos meses de agosto e setembro, o que tende a levar a bruscas mudanças de temperatura com vento e não raro com tempestades severas.
Confira o áudio do Meterologista Luiz Fernando Nachtigall com mais detalhes sobre a estação: