Feliz

Vale Feliz

play_circle Ouça ao vivo
São Sebastião do Caí celebra 150 anos com um público estimado de mais de 25 mil pessoas

São Sebastião do Caí celebra 150 anos com um público estimado de mais de 25 mil pessoas

06/05/2025 às 11:32

O último final de semana foi de pura celebração em São Sebastião do Caí. Em comemoração aos 150 anos do município, mais de 25 mil pessoas passaram pelo Parque Centenário e pelo Cais do Porto, onde vivenciaram momentos de emoção, cultura e história.


As festividades iniciaram na terça-feira, dia 30 de abril, com a escolha das soberanas da 23ª Festa da Bergamota e das Flores, que será realizada em 2026. Em uma noite de beleza e tradição, Gabriela Azeredo foi coroada rainha, ao lado das princesas Jade Dutra e Lunna Oderich. O corpo de jurados foi composto por personalidades de destaque como Lizandra Chinali (Rainha da Festa da Uva 2024), Bruno Halpern Silveira (jornalista da RBS TV), Maria Lucia Bettega (Doutora em Comunicação Social), Cristiane Gehrke (consultora empresarial), Fabiana Bressanelli Koch (cirurgiã-dentista e Rainha da Festa da Uva 2000), Joel Hartz (designer e produtor de eventos) e Kelly Costa (apresentadora da RBS TV). A celebração, que ocorreu no Ginásio A do Parque Centenário, foi encerrada com o show da Banda Barbarella, que animou o público noite adentro.


No dia 1º de maio, o Parque Centenário recebeu o 12º Encontro de Carros Antigos de São Sebastião do Caí, que reuniu cerca de 850 veículos e atraiu visitantes de diversas regiões. Já à noite, o Cais do Porto se transformou em um verdadeiro palco a céu aberto para um espetáculo emocionante que resgatou a história do município por meio da personagem Perpétua. O Sobrado do Porto – a casa mais antiga da cidade, localizada às margens do Rio Caí – ganhou vida com uma belíssima projeção mapeada, danças de grupos locais, a chegada simbólica de autoridades pelo rio e a presença de prefeitos das cidades filhas de São Sebastião do Caí marcaram presença no espetáculo. O momento do “Parabéns” foi conduzido pela cantora Luiza Barbosa, logo após a um show de fogos que encantou o público presente. A noite foi coroada com o corte e distribuição da cuca de 150 metros, preparada com a ajuda da comunidade. Estima-se que mais de 130 entidades, empresas e pessoas físicas tenham colaborado com as doações de cucas.


Já a sexta-feira foi dedicada às escolas, com premiações de concursos estudantis e diversas apresentações artísticas. À noite, o humorista Badin, o Colono, arrancou risadas do público em uma apresentação especial. Durante o evento, autoridades, representantes da prefeitura e entidades locais como os Bombeiros Voluntários e o projeto Juntos pelo Caí aproveitaram a ocasião para agradecer formalmente ao comediante pelas doações feitas à cidade durante as enchentes no Rio Grande do Sul, por meio da campanha “Vaquinha do Badin”. Ainda na noite de sexta-feira, personalidades que marcaram a história de São Sebastião do Caí foram homenageadas em reconhecimento à sua dedicação e contribuição ao município. Entre os nomes lembrados estavam o ex-prefeito Egon Schneck e a professora de danças étnicas Ilse Santina Costa da Silva, cuja trajetória está profundamente ligada à preservação da cultura local.


O encerramento da noite foi animado por apresentações de grupos locais de pagode, que contagiaram o público com muita energia, ritmo e alegria.


No sábado pela manhã, os festejos continuaram com um passeio histórico guiado pelo professor Dr. Caio F. Flores Coelho. O roteiro percorreu construções e pontos históricos da cidade, oferecendo aos participantes um mergulho no passado caiense por meio de relatos, curiosidades e reflexões sobre o patrimônio local.


A programação do sábado também contou com atividades voltadas ao tradicionalismo, com uma churrasqueira comunitária o público pode levar sua carne ou comprar no local e assá-la com amigos dentro da própria festa. O sábado também contou com a abertura oficial da safra de bergamota, evento feito em uma parceria da Emater com a Secretaria da Agricultura.


O encerramento das comemorações foi marcado por uma grande celebração. A banda Brilha Som emocionou o público com sucessos como Querida Amiga e A Lua e a Noite, reforçando o clima de nostalgia e alegria. Além dos shows, o evento contou com exposições de artesãs locais, produtos coloniais, um memorial dedicado à história do Caí no Ginásio B, um museu itinerante que encantou os visitantes com vestidos das ex-soberanas, ambientações que relembravam casas antigas e a Galeria dos Prefeitos, que narra a trajetória política e administrativa da cidade.


O encerramento oficial da festa ocorreu no domingo, com um agradecimento especial do prefeito e das autoridades presentes à comissão organizadora e à comunidade que tornou o evento possível. O show da Banda Pandora fechou a programação com muita música e celebração.
Contatos para imprensa: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião do Caí

Monitoramos o site com scripts que respeitam a privacidade dos usuários anonimizando dados. Leia nossa política de privacidade para saber mais.